logo RCN

Câmara de Joinville aprova criação da Carteira de Fibromialgia

  • Foto: Internet / Divulgação -

Iniciativa do vereador Pastor Ascendino Batista visa garantir atendimento prioritário e respeito aos portadores da síndrome

A Câmara de Joinville aprovou, durante a semana, o Substitutivo Global 01/2023 do Projeto de Lei 38/2023, que estabelece a criação da Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa Portadora de Fibromialgia. Ambas as propostas são de autoria do vereador Pastor Ascendino Batista (PSD).

O vereador Ascendino Batista, um defensor fervoroso da causa, enfatizou que a aprovação deste projeto representa uma importante conquista para os pacientes com fibromialgia, uma vez que a nova legislação prevê a criação da "Carteira de Fibromialgia", um documento que há muito tempo era solicitado pela comunidade.

"Conseguimos aprovar a carteirinha da Fibromialgia, que ajuda a identificar as pessoas que sofrem com essa doença. Ainda em 2022, aprovamos a lei de minha autoria que garante atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia. Por isso, a conquista da carteirinha é tão especial. Muito em breve, essas pessoas, munidas dessa identificação, poderão enfim ter respeitado o direito de receber atendimento prioritário, sem passar por constrangimentos", enfatizou o vereador.

De acordo com o documento aprovado no Poder Legislativo, a carteira de fibromialgia será implementada 120 dias após a sanção da lei e estará disponível através do aplicativo Joinville Fácil, conforme informado pela Prefeitura. "Agora, estamos aguardando o 'sim' do prefeito Adriano para tornar isso uma realidade", concluiu o vereador Ascendino.

A fibromialgia é uma síndrome não inflamatória que se manifesta por dor crônica em várias partes do corpo, fadiga e distúrbios do sono. Especialistas descrevem a doença como uma forma de reumatismo relacionada ao sistema nervoso, que faz com que sinais de dor sejam enviados ao cérebro de forma intensa. Com a aprovação da Carteira de Fibromialgia, os pacientes agora terão um meio eficaz de identificação e acesso ao atendimento prioritário.

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências Anterior

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

Presidente da Câmara de Joinville lidera comitiva em Brasília para discutir repactuação do contrato da BR-101 Próximo

Presidente da Câmara de Joinville lidera comitiva em Brasília para discutir repactuação do contrato da BR-101

Deixe seu comentário